sábado, 2 de janeiro de 2021

DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA – Cristãos(ãs) Orgânicos(as) Parte 3 - Que é Igreja e Reino de DEUS

 DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA – Cristãos(ãs) Orgânicos(as)

Parte 3 - Que é Igreja e Reino de DEUS


1.      REINO DE DEUS

O reino de Deus é o domínio soberano e universal de Deus e é eterno (1). É também o domínio de Deus no coração das pessoas que, voluntariamente, a Ele se submetem pela fé, aceitando-O como Senhor e Rei. É, assim, o reino invisível nos corações regenerados, que opera no mundo e se manifesta pelo testemunho dos(as) seus(as) súditos(as) (2). A consumação do reino ocorrerá com a volta de Jesus Cristo, em data que só Deus conhece, quando o mal será completamente vencido e surgido o novo céu e a nova terra para a eterna habitação dos(as) remidos(as) com Deus (3).

(1) Dan. 2:37- 44; Is. 9: 6, 7;
(2) Mat. 4:17; Luc. 17:20; 4:43; João 18:36; 3:3-5; Mat. 6:33; I Ped. 2:9,10
(3) Mat. 25:31-46; I Cor. 15:24; Apoc. 11:15.

 

2.      IGREJA

a)  Primeiramente, a igreja é a comunidade das pessoas que foram salvas por DEUS (João1:11-13), pois CRISTO, em sua onisciência e pré-ciência não morreria por condenados(as). Ou de outro modo: visto salvos(as) terem também dons e vocação de DEUS (1Cor.7:7/At.2:38/1Cor.12:7-13) e estes dons e vocação serem irrevogáveis (Rom.11:29), então, salvos(as) não podem perder seus dons e vocação, a menos que perdendo sua salvação, fossem para “o inferno” com seus dons e vocação, o que seria um absurdo;

b) Segundamente, igreja também pode ser tida como uma congregação local de pessoas regeneradas e batizadas que, após profissão de fé, aceitam e são aceitas dentro daquele grupo específico de cristãos(ãs). É nesse sentido que a palavra “igreja” é empregada o maior número de vezes no Novo Testamento, não se tratando, então, de templo-denominação (Mat.18:17; At.5:11; 20:17,28; ICor.4:17; ITim.3:5; III João 9; ICor.1:2,10). Tais congregações são constituídas por livre vontade dessas pessoas com a finalidade de prestar culto a Deus, observarem as ordenanças de Jesus, meditar nos ensinamentos da Bíblia para a edificação mútua e para a propagação do evangelho (At.2:41,42);

c)  As igrejas neotestamentárias são autônomas, não templárias e têm governo democrático cristão. Governo democrático cristão dentro de um templo-denominação ou comunidade igrejeira destemplária é quando todos os membros, como uma assembleia constituinte, têm seus nomes registrados em ata, e esta ata é registrada em cartório. A partir daí cada membro desta comunidade igrejeira tem direito a opinar e ao voto, bem como responsabilidades e deveres dentro da mesma comunidade igrejeira. As igrejas neotestamentárias também praticavam a disciplina e se regiam em todas as questões espirituais e doutrinárias exclusivamente pela Palavra de Deus, sob a orientação do Espírito Santo (Mat. 18:15-17) – estes são legados das congregações cristãs do Movimento de JESUS válidos até hoje. Observação: comunidades igrejeiras destemplárias, normalmente são menos complexas que as templo-denominacionais, não precisando obrigatoriamente registrar seus membros em ata e em cartório para as devidas condições legais normais.

d) As igrejas (destemplárias ou templo-denominacionais) deveriam relacionar-se com as demais igrejas (destemplárias ou templo-denominacionais) da mesma fé e ordem e cooperar, voluntariamente, nas atividades do reino de Deus. O relacionamento com outras entidades, quer sejam de natureza eclesiástica ou outra, não deve envolver a violação da consciência ou comprometimento de lealdade a Cristo e sua Palavra. Cada membro da igreja é um templo do Espírito Santo (At. 20:17,28; 6:3-6; 13:1-3; Tito 1:5-9; I Tim. 3:1-3; Fil. 1:1; I Cor. 3:16,17; At. 14:23; I Ped. 5:1-4);

e)  Há também no Novo Testamento um outro sentido da palavra “igreja” em que ela aparece como a reunião universal dos remidos de todos os tempos, estabelecida por Jesus Cristo e sobre Ele edificada, constituindo-se no corpo espiritual do Senhor, do qual ele mesmo é a cabeça. Sobre a denominação de igreja no sentido universal se entende, eclesiologicamente, o conjunto de todos os salvos do passado que já se encontram na glória, mais aqueles que são salvos hoje e ainda estão vivos, somados a estes os que estão vivos e ainda não sabem que serão salvos, e aqueles(as) que “ainda nem nasceram”, mas que serão salvos quando viverem nesta esfera de existência. Sua unidade (digo a dos vivos que são salvos) é de natureza espiritual e se expressa pelo amor fraternal, pela harmonia e cooperação voluntária na realização dos propósitos comuns do reino de Deus (Mat. 16:18; Col. 1:18; Heb. 12:22-24; Ef. 1:22,23; 3:8-11; 4:1-16; 5:22-32; João 10:16; Apoc. 21:2,3).


💥 CONHEÇA NOSSO CANAL no YouTube

👉 CRISTÃOS ORGÂNICOS <https://www.youtube.com/channel/UCqfRp_ks94gB_bklk5mxdTw>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ebook gratuito MANUAL BIBLIOLÓGICO DOUTRINÁRIO

Ebook gratuito para você baixar - Manual Doutrinário Bibliológico CRISTÃOS ORGÂNICOS

Manual Doutrinário Bibliologico CRISTÃOS ORGÂNICOS - clique AQUI   Bônus para nossos leitores - ebook gratuito Manual Doutrinário Bibliológi...